Há alguns anos a população de São Luiz Gonzaga vem questionando a má administração da cidade devido ao pouco caso feito pelos prefeitos que já passaram pela prefeitura da cidade, inclusive a atual administração. O desleixo com o município causa revoltas entre os moradores, comerciantes e em alguns casos, em pessoas que visitam a cidade. Os pontos que são apontados pela sociedade são:
- Falta de melhor plano de limpeza;
- Ruas esburacadas ou irregulares;
- Falta de podas nas árvores da cidade;
- Transito;
- Entre outros.
Para ser mais específico entenda: Há pelo menos um ano tem sido exigido pelos comerciantes e moradores que ficam no cruzamento entre as ruas Venâncio Aires e 13 de Maio, um redutor de velocidade, o qual já teve nota no principal jornal da cidade, A Notícia, há mais de três meses e até o momento não foi tomada nenhuma providência. Os inúmeros casos de acidentes e desrespeito aos motoristas e pedestres continuam ocorrendo todos os dias.
Outro fato que tem preocupado a população é a falta de poda das árvores das calçadas de São Luiz. No dia 1º de maço, Dia do Trabalhador, ocorreu um curto-circuito em um dos postes da rua 13 de Maio, próximo ao prédio da Exatoria de São Luiz Gonzaga, causando assim, espanto aos moradores do centro da cidade. Relatos afirmam ter visto muita faísca e fogo na fiação. Tudo ocasionado pelas arvores que estão sufocando os fios da rede elétrica.
Ainda também é discutido o caso dos buracos e imperfeições dos asfaltos e calçamentos, a falta de cuidado por esse lado é bastante notável tanto pelos motoristas quanto pelos pedestres. “Não se pode ter um veículo em boas condições por muito tempo na cidade, os buracos e más condições das ruas estão ocasionando más condições dos veículos também”, estas são as palavras de um jovem motorista de São Luiz, “até mesmo quem vem de fora da cidade reclama das condições”, completa. Poucas iniciativas foram tomadas, por isso a insatisfação entre os moradores de São Luiz Gonzaga revolta a todos.
A questão da limpeza: Reconhecendo que não é somente culpa da prefeitura local, os moradores pedem que a equipe do departamento de limpeza da cidade entrem com um plano de limpeza e organização mais elaborado. Ainda qé visto sarjetas mal varridas, acúmulo de lixos de todos os gêneros, sacolas jogadas em terrenos, vários sacos de lixo pelas ruas e calçadas da cidade, pouco garis atuando na limpeza.
Programas de conscientização para os moradores, mais lixeiras nas principais ruas da cidade postas nas calçadas e não no meio da rua, lixeiras pra cada banco da praça da central, maior empenho da equipe de limpeza, são algumas das exigências da população são-luizense.
Reportagem: Luciano Salsicha